sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Butoh, em toda sua doçura

Havia lido em uma resenha qualquer que Hanami - Cerejeiras em Flor, filme que participou da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, era quase melodramático. Que o filme atentava-se a detalhes já não apreciados, e até mesmo ridicularizados pela nossa sociedade moderna. Algumas pessoas no cinema chegavam a rir das "ingenuidades" do filme, mas perdoem-me, infelizes autor da resenha e pessoas que riram e desdenharam, que sou então ingênua e sentimental. Perdoa-me que a mim valem muito os detalhes, os sonhos, os sentimentos, o sentir.

Trudi, apaixonada pelo Butoh (dança-teatro moderno japonês, para os desavisados), deixa de lado seus sonhos e o gosto pela dança por sua tradicional família e seu tradicional marido. Vive feliz, mas inquieta por negar uma parte grande de si mesma. Seu marido, Rudi, só depois de sua morte é que percebe os sacrifícios que a mulher fazia, e resolve sanar sua falta, procurando finalmente conhecer o que ela tanto gostava.

Nesse procura, ele, e o público, descobrem o Butoh. Interessante que este foi apresentado como a dança das sombras, mas não das trevas. Como dança com os mortos, mas despida de sua escuridão. Quem vai ao cinema conhece um butoh doce e leve, à luz do dia, sob as cerejeiras em flor.

Quando Rudi indaga "o que é, como se dança o butoh?", são apresentados os conceitos de dança das sombras, dança do inconsciente e dança com os mortos. Mas são conceitos quase "cor-de-rosa", apresentada por Yu, doce bailarina com um "quê" de clown em suas ações e maquiagem. Fico com algum pé atrás, de esta versão doce do butoh ser apenas uma adaptação, para que a dança, tão chocante e pouco conhecida, fosse melhor aceita no filme.

Mas não posso deixar de admitir que adorei encontrar e me emocionar com o butoh, em toda sua doçura.



Ps.: confesso que não gostei das frases bobinhas usadas no trailer...
Mais sobre butoh aqui.

4 comentários:

Alice Agnelli disse...

Tinha vontade de assistir a esse filme... Agora tenho mais.

Depois de ver te conto!

Clóvis Lima disse...

O universo do Butoh é fantástico, surpreendente a cada instante. Extremamente simples e, talvez por isso, extremamente complexo. Outros nomes de dançarinos butoh que possam valer a pena serem consultados são Tatsumi Hijikata, Kazuo Ohno, Yoshito Ohno e por aí vai... creio que haja alguns vídeos expostos no youtube.

Ainda não vi o filme, mas se butoh (pouco conhecido, fruido de verdade por nós e por vezes ridicularizado), é retratado, creio valer a pena. Estou ansioso por vê-lo.

Anônimo disse...

Preciso assistir... e reparei no seu lindo fundo de tela novo no pc aqui do estágio. =)

também não entendo as pessoas que acham ingenuidade ter um pouco de doçura nos filmes e na vida. Faz falta.

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Dismiss Crawling Downloads Using NZB Downloads You Can Rapidly Find Movies, Games, MP3 Singles, Applications and Download Them at Rapid Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]