sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Uma refeição italiana

Na Itália come-se muito. Um tio que viajou à Itália reclamava que por lá comera mal, os pratos eram sempre pequenos. Reclamava ele porque na verdade, sem saber, comeu só um terço de uma típica refeição italiana. Como explica um legítimo italiano, come-se muito porque estar na mesa, comendo e conversando com os familiares e amigos, é um ritual.

Então vamos à refeição:

1. Primeiro prato:
O primeiro prato pode ser sopa, risoto ou massa. O mais comum é realmente a massa, em uma variedade enorme, e realmente deliciosa. Aí o meu prato de bigoli (espécie de espaguete mais grosso) com camarão e tomates cereja.

2. Segundo prato:
O segundo prato é, em geral, uma carne - as mais comuns são peixe, frango, boi ou coelho! ps.: coelho é gostoso.No prato, picanha mal-passada acompanhada de espécie de patê de rúcula com queijo. E o segundo prato sempre vem acompanhado do...


3. Contorno:
Que pode ser grandes porções de salada, legumes, batata cozida ou frita... ao gosto do cliente. No prato, berinjela, abobrinha e cogumelo grelhados.


4. Sobremesa:
Doce!!! Um doce bem típico é o Tiramisu, feito com creme, chocolate e algo de café. Mas não só doce, os italianos também comem muito frutas como sobremesa, e o sorvete - gelado em italiano, é delicioso.


5. Sorbeto:
Não, não é sorvete. É uma espécie de milk-shake de limão alcoólico que se toma após as refeições, ou, em grandes refeições, entre um prato e outro. Digestivo. E para arrematar, um...


6. Café:
O café expresso italiano é ótimo e muito forte. É servido na xicrinha de café, mas ao invés desta vir cheia, vem com apenas dois dedos do líquido - porque é tão forte que se viesse cheia seria difícil de tomar. Na escala de concentração do café podemos colocar café italiano (fortíssimo) > café expresso brasileiro (fortinho) > café de coador brasileiro (mais ou menos) > café americano (chá).

Um comentário:

Tulio Bucchioni disse...

Delíciaaaaaa!
=))