domingo, 1 de fevereiro de 2009

Casa.

Era um fim de tarde, e entre o caos da mudança, sozinha no apartamento, parei para ver o sol se pôr. Pois é tão linda a vista da minha janela. Aqui, bem aqui, bem embaixo do meu nariz, esse grande verde, grandes árvores, algumas recobertas de flores roxas. Ali, (uma ali ainda perto), a marginal, onde além dos incessantes carros, pode-se ver passar devagar o trem, em tamanho de apenas trenzinho de brinquedo, vivamente vermelho e azul. Ali, depois, os prédios. São de todos os jeitos: os bem altos, espelhados; os brancos, avarandados; os baixos, só janelas, mais humildes; os puros cinza-concreto, sérios, públicos, entremeados de casinhas também. Diversas antenas, um flash a piscar, as luzes da cidade começam a se acender.
E, além... ora, se não é incrível! Os prédios e casas não continuam até o além. Não se perdem da vista, no infinito, na cidade sem fim. Eles cessam ali, e o que há além são morros, verdes morros que aparecem em pesadas massas negras. É esta longa e ondulante serra meu aconchego: ter a impressão, falsa, eu sei, mas tão vívida, de que a cidade se acaba ali, nos morros, onde a vista pode facilmente alcançar, e reconhecer aqui e ali a moradia de um amigo, a faculdade... (Tão semelhante a uma outra vista que tinha da janela de uma cozinha... São José se desdobrando, subidas e descidas, aqui a casa da vó, ali a igreja matriz, lá a escola, depois o clube... e acabando ali, além, nos ondulantes morros de verdes mil.)
Oh! E o infinito além aqui está acima dos morros, depois do Pico do Jaraguá, acima disso tudo, quem diria! O céu! Em toda sua contínua imensidão, e não recortado por fios e prédios. Azul. Nuvens brancas se espalham, inebriantes, entre reflexos cor-de-rosa e o pôr-do-sol alaranjado à esquerda. A lua, minguante e fininha, semi-transparente, já dá as caras ali em cima. Agora espero, esperançosa. Quem sabe mais tarde seja possível até ver (raridade das raridades) estrelas!
Sinto-me sortuda, feliz, aconchegada. Em casa. Minha casa.
Minha primeira própria casa.

Ah! Sou sim, muito sortuda! Duvido que alguém tenha uma vista de São Paulo tão bucólica quanto esta da minha janela!

ps.: Depois as estrelas apareceram sim (meio tímidas, concordo, mas apareceram). E lá longe, subindo o morro, uma porção de luzinhas tremulejavam, lusco-fuscamente (depois eu me preocupo com o fato de serem, na verdade, as luzes de uma favela, mas deixa no momento eu me encantar ao pensar em como elas parecem chamas de uma porção de velinhas tremendo ao longe). E o amanhecer é quase tão bonito quanto o pôr-do-sol. Quem sabe um dia eu chegue a tempo de ver uma aurora...

13 comentários:

Anônimo disse...

A minha vista (Bloco A, Apto 407) é muito bonita !

Fontes disse...

A minha vista não manda muito bem.

Pudera, tenho seis graus de miopia!

Maria Joana disse...

Pois é, Lucas, exatamente o bloco A, apto 407, a moradia de amigo que eu posso avistar da minha janela!

Alice Agnelli disse...

Ah.

ok, mari.
deu pra ver a vista linda só pelas suas palavras.

mas nao pense que isso me satisfaz.
espera que eu aparecerei um dia aí só para ver o pôr-do-sol

(e a casa, e vcs!)

Marina disse...

"...imagina só quando for lua cheia!"

Que nossos dias e noites sejam sempre especiais n'A Toca.

Sim! eu também já me sinto em casa.

Tulio Bucchioni disse...

Ah, a nossa casinha. A nossa Tocva. É, algo me diz que tudo vai ser diferente. Especialmente diferente!

Fabio Valentim disse...

Não creio que São Paulo, tenha muitas coisas para se admirar, mas creio que quem tem vistas assim, são bem sortudos. Beijos.

Clara disse...

ah, Mari *.*
nossa casa deve ser linda...

queria muito já estar aí com vcs ;)

beijos e saudades!!

Dani disse...

Ei, eu tbm quero estar aí num desses dias bonitos em que o pôr-de-sol é perfeito \o/
Apesar de ser uma quase sem-teto (:P), ainda tenho a vista da sacada do quarto da minha mãe, que deve ser tão bonita quanto esta ^^

bjobjobjo querida irmã



PS: voltei a postar no meu blog ;)

Fontes disse...

Dani!

Dani!

Dani!

Maria Joana disse...

Só pra continuar...

Dani!

Dani!

Dani!

Dani!!!

(Dani desnaturada, vem pra cá agora e nem me avisa, só quer saber dos veteranos fefelentos dela.....)

Alice Agnelli disse...

Dani!

Dani!

Dani!

Alice Agnelli disse...

(ah! me sinto outra depois que conheci a vista... só não se esqueça daquele comentário lá de cima porque eu ainda não vi o pôr-do-sol, eu acho)