sábado, 16 de setembro de 2006

´Lembranças

Estava de bobeira vagando pelo orkut quando apareceu na pagina inicial uma comunidade que tenho que não via a muito tempo "Eu amo demais a minha avó". Sei que paralisei olhando o ícone coloridinho da comu na minha página, na mesma hora senti as lágrimas em meus olhos.
A quanto temo eu peguei aquela comunidade... a quanto tempo eu ia visitar minha vó em Tapiratiba, sentava com ela na varanda e ficava conversando, abraçava, saia empurrando a caeira de roas dela. Na verdade não é tanto tempo assim.
Ela foi embora uma semana antes do dia das mães desse ano. Estavamos preparando uma festona como sempre.... mas o encontro foi subitamente adiantado.... nada de festa.
Bom, não convém relatar aqui tudo o que se passou. É simplesmente tudo que se pode esperar de um velório. Hoje vi aquela comu e lembrei a minha vózinha.... lembrei como era bom abraçar ela, vê-la toda arumadinha, com cheirinho de talco e batom, unhas feitas, ficando toda vaidosa quando a gente falava que ela estava bonita. "Não que isso, a vó já é velha, você que é bonita."
"Puxei pra senhora ué!" ............. ai ela ficava toda feliz.
Pra todos os netos ela falava que era dele de quem ela mais gostava, e todos nós sabiamos que ela reamente gostava mais era de todo mundo mesmo. De todo mundo junto. Gostava de festa, todo mundo junto, barulho, música, cerveja, e de bater com a bengala na mesa falando "Quem manda aqui sou eu!!!!!!!!"
Lembro dela contando de quando namorava com meu vô, que eu não conheci. Cantava que se viam mutio pouco, só mandavam carta, e uma vez por mês eles se falavam peo telefone. Demorava meia hora pra consegir a ligação. E lembro do brilhinnho nos olhos delas, quando falava do seu querido Mirto.
Lembro de suas mãos, e dela usando a sua aliança e a que era do vovô no outro dedo. Lembro dela penteando os cabelos ralos e branquinhos, lembro dela passando pó de arroz. Lembro dela rezando com lágrimas nos olhos, lembro dela confundindo os nomes dos netos e dos filhos conforme o tempo ia passando.
Lembro dela chorando e reclamando de dores quando não tinha visita. Lembro dela sorridente quando alguém da família ia visitar. Lembro ela toda animada dançando na sua cadeira no meio das minhas amigas na minha festa de quinze anos, rindo e cantando, como se fosse pra ela super normal sair pra balada.
Me lembro dela muitas vezes, em várias situações, e apesar desas lembranças me fazerem chorar, aque bom que eu tenho tantas lembranças .
E que bom que no meio das lágrimas eu possa sorrir, vendo am minha cabeça ma uma vez o rostinho sorridente dela.
Dona Zulmira.......

Nenhum comentário: